Segue abaixo alguns exercícios de revisão. Caso queira baixa-los basta clicar aqui
1) O
que são fontes históricas?
2) O
que é anacronismo? Cite exemplos.
3)
3)Indique o início e o final de cada século.
a)I: b) VI:.
c) XX: d)XXI: e) XIV: f)
VIII:
4) Qual
a diferença entre mito e lenda? Cite exemplos.
5) Qual
a diferença entre o tempo histórico e o tempo cronológico?
6)
Converta os seguintes anos em século:
a) 1896 b) 222 c) 799 d)
8
7)
Defina pré-história.
8)
Quais são as características do paleolítico?
9) O
que é arte rupestre?
10)
Quais são as características do Neolítico?
11)
Explique a questão da “desigualdade social” existente no Neolítico?
12)
Explique as teorias existentes sobre a origem do homem.
13)
Explique as teorias existentes sobre a chegada do homem na América.
1) Fontes históricas são todos os vestígios e registros deixados e/ou construídos pelo homem ao longo do tempo.
2) Anacronismo é atribuir características a um personagem e/ou contexto de outro período histórico, como no desenho animado os Flintstones.
3) a)1 ao 100 b)501 a 600. c) 1901 a 2000 d)2001 a 2100 e)1301 a 1400 F)701 a 800.
4) R: Mito é toda narrativa criada para explicar algo, como por exemplo, a origem do mundo ou como o homem aprendeu a dominar o fogo ( Mito de Prometeu). Já lenda é toda história não verídica, fábula, contos etc.
5) R: O tempo histórico é marcado pelos fatos históricos e o cronológico pelos calendários, relógios, dias, meses e anos.
6) a) 1896: XIX b) 222: III c) 799: VIII d) 8: I
7) R: O termo pré-história é bastante contestado no meio acadêmico. È definida tradicionalmente como sendo o período que compreende desde a origem do homem até a invenção da escrita.
8) R: No paleolítico o ser humano vivia em cavernas e era nômade, ou seja, não possuía moradia fixa já que nesse período caçava e coletava. Além disso, aprendeu a dominar o fogo, o que possibilitou cozinhar os alimentos, proteger do frio e de animais
9) R: Arte rupestre é a denominação dada as representações artísticas do ser humano pré-histórico, como pinturas em paredes de cavernas.
10) R: Neste período o ser humano deixou de ser nômade por causa do desenvolvimento da agricultura. Além disso, ocorreu a “domesticação dos instintos” como regras de moralidade sexual, monogamia. Também inventou a cerâmica o que possibilitou uma melhora na alimentação.
11) R: Com o desenvolvimento da agricultura o homem adquiriu tarefas consideras mais importante como a defesa e o preparo da terra. Com isso firmou sua autoridade dado origem a primeira forma de desigualdade: a de gênero
12) R: Existem duas teorias: o CRIACIONISMO e o EVOLUCIONISMO. Na primeira o homem não surgiu e sim foi criado pela vontade de um Deus ( varia de religião já que algumas são politeístas). Já a segunda afirma que o ser humano evoluiu a partir de um ancestral em comum ao dos macacos.
13) R: Atualmente, existem duas teorias que tentam explicar a chegada do homem ao continente americano: a teoria transoceânica e a teoria de Bering. Segundo a teoria transoceânica, há cerca de 10 mil anos os homens que habitavam a Polinésia (na região da Oceania) se locomoveram em direção à América do Sul em pequenos barcos. Esses teriam se movido por meio das correntes marítimas que os conduziram. De acordo com a teoria de Bering, o homem teria chegado à América através do Estreito de Bering, localizado entre o extremo leste do continente asiático e o extremo oeste do continente americano, os dois pontos se encontram separados por 85 km. Segundo essa teoria, a chegada do homem ao continente americano ocorreu há, aproximadamente, 50 mil anos, quando nômades asiáticos atravessaram o Estreito de Bering;
R: Na Inglaterra o vigora, desde a revolução gloriosa, a monarquia parlamentarista. Neste sistema o rei não possui o poder político de decisão, este pertence ao parlamento.
2)Cite as realizações de Oliver Cromwell na Inglaterra.
R: Oliver Cromwell após o final da revolução puritana se proclamou Lorde protetor da Inglaterra que passou a ser uma república, além de ter o parlamento dissolvido. Representava os interesses da burguesia e no seu governo foram instituídos os Atos de Navegação, que garantiam proteção aos comerciantes ingleses no comércio britânico, excluindo a ação holandesa no setor, que constituía até então a maioria.
3)O que representou a Revolução Gloriosa na Inglaterra?
R: A revolução gloriosa representou a vitoria dos interesses burgueses na Inglaterra. Além disso, instituiu a monarquia parlamentarista, sistema de governo no qual existe o monarca, mas o poder de fato está nas mãos do parlamento, comandado pelo primeiro ministro. A figura do rei (a) é apenas simbólica.
4) Justifique a frase: “ Na Inglaterra o rei reina, mas não governa”.
R: Na Inglaterra vigora a monarquia parlamentarista. Neste sistema a figura do rei tem apenas um poder simbólico, este que fica concentrado no parlamento na figura do primeiro ministro. O rei é chefe de estado, mas não do governo.
5) O que foram os cercamentos?
6) Defina:
a) Sebastianismo:
b)União Ibérica:
c) Monarquia Parlamentarista:
A. Crença de o rei desaparecido D. Sebastião um dia retornará.
B. Período em que Portugal e Espanha tiveram o mesmo Rei, Felipe II.
C. Sistema de governo em que existe o monarca, no entanto, o poder político é centrado no parlamento comandado pelo primeiro ministro.
7) Quais as conseqüências da expulsão dos holandeses na economia brasileira colonial?
1) R: Na Inglaterra o vigora, desde a revolução gloriosa, a monarquia parlamentarista. Neste sistema o rei não possui o poder político de decisão, este pertence ao parlamento.
2) R: Oliver Cromwell após o final da revolução puritana se proclamou Lorde protetor da Inglaterra que passou a ser uma república, além de ter o parlamento dissolvido. Representava os interesses da burguesia e no seu governo foram instituídos os Atos de Navegação, que garantiam proteção aos comerciantes ingleses no comércio britânico, excluindo a ação holandesa no setor, que constituía até então a maioria.
3)R: A revolução gloriosa representou a vitoria dos interesses burgueses na Inglaterra. Além disso, instituiu a monarquia parlamentarista, sistema de governo no qual existe o monarca, mas o poder de fato está nas mãos do parlamento, comandado pelo primeiro ministro. A figura do rei (a) é apenas simbólica.
4) R: Na Inglaterra vigora a monarquia parlamentarista. Neste sistema a figura do rei tem apenas um poder simbólico, este que fica concentrado no parlamento na figura do primeiro ministro. O rei é chefe de estado, mas não do governo.
5) R: Os cercamentos legais foram um fenômeno ocorrido na Inglaterra de Elizabeth I, filha do segundo casamento de Henrique VIII, desde o século XVII, que marcaram o início da Revolução Industrial, considerada uma das maiores revoluções do mundo. esse modo, uma parte dos senhores feudais ingleses - a "gentry" (nobreza rural mais progressista,aburguesada) e os "yeomen" (camada mais rica dos pequenos e médios proprietários), passaram a cercar as suas terras (cercamentos), arrendando-as como pastagens para a criação de ovelhas, e delas expulsando os camponeses. O processo intensificou-se no século XVIII.
6) a) Sebastianismo: Crença de o rei desaparecido D. Sebastião um dia retornará.
b)União Ibérica: Período em que Portugal e Espanha tiveram o mesmo Rei, Felipe II.
c) Monarquia Parlamentarista: Sistema de governo em que existe o monarca, no entanto, o poder político é centrado no parlamento comandado pelo primeiro ministro.
7) R: Os holandeses controlavam o comércio do açúcar na Europa antes mesmo da invasão no Brasil. Após a expulsão começaram a produzi-lo nas Antilhas gerando concorrência com o açúcar brasileiro. Com isso a economia brasileira entrou em crise.
TEXTO OCULTADO
1) R: Na Inglaterra o vigora, desde a revolução gloriosa, a monarquia parlamentarista. Neste sistema o rei não possui o poder político de decisão, este pertence ao parlamento.
2) R: Oliver Cromwell após o final da revolução puritana se proclamou Lorde protetor da Inglaterra que passou a ser uma república, além de ter o parlamento dissolvido. Representava os interesses da burguesia e no seu governo foram instituídos os Atos de Navegação, que garantiam proteção aos comerciantes ingleses no comércio britânico, excluindo a ação holandesa no setor, que constituía até então a maioria.
3)R: A revolução gloriosa representou a vitoria dos interesses burgueses na Inglaterra. Além disso, instituiu a monarquia parlamentarista, sistema de governo no qual existe o monarca, mas o poder de fato está nas mãos do parlamento, comandado pelo primeiro ministro. A figura do rei (a) é apenas simbólica.
4) R: Na Inglaterra vigora a monarquia parlamentarista. Neste sistema a figura do rei tem apenas um poder simbólico, este que fica concentrado no parlamento na figura do primeiro ministro. O rei é chefe de estado, mas não do governo.
5) R: Os cercamentos legais foram um fenômeno ocorrido na Inglaterra de Elizabeth I, filha do segundo casamento de Henrique VIII, desde o século XVII, que marcaram o início da Revolução Industrial, considerada uma das maiores revoluções do mundo. esse modo, uma parte dos senhores feudais ingleses - a "gentry" (nobreza rural mais progressista,aburguesada) e os "yeomen" (camada mais rica dos pequenos e médios proprietários), passaram a cercar as suas terras (cercamentos), arrendando-as como pastagens para a criação de ovelhas, e delas expulsando os camponeses. O processo intensificou-se no século XVIII.
6) a) Sebastianismo: Crença de o rei desaparecido D. Sebastião um dia retornará.
b)União Ibérica: Período em que Portugal e Espanha tiveram o mesmo Rei, Felipe II.
c) Monarquia Parlamentarista: Sistema de governo em que existe o monarca, no entanto, o poder político é centrado no parlamento comandado pelo primeiro ministro.
7) R: Os holandeses controlavam o comércio do açúcar na Europa antes mesmo da invasão no Brasil. Após a expulsão começaram a produzi-lo nas Antilhas gerando concorrência com o açúcar brasileiro. Com isso a economia brasileira entrou em crise.
Caros colegas professores segue abaixo um caça palavras sobre a presença holandesa no Brasil. Sempre quando uso esse tipo de atividade não passo as "palavras" aos alunos, sempre coloco na lousa ou em xerox as definições. Abaixo segue a atividade para impressão, basta clicar aqui Pode-se iniciar a aula lendo com os alunos o texto abaixo.
A passagem dos holandeses pelo
Brasil e a administração do conde Maurício de Nassau no nordeste
brasileiro, no século XVII, estão entre os fatos mais surpreendentes de nossa
história. Nesta postagem, vamos conhecer10 fatos sobre Maurício de Nassau e o Brasil
Holandês.
– Em 14 de fevereiro de 1630, os holandeses (também chamados deflamengos),
aportaram no nordeste brasileiro com uma armada de 67 velas. Desembarcaram em
Pau Amarelo, litoral norte de Pernambuco, e tomaram a direção de Olinda. Por
fim, estabeleceram-se no povoado do Recife.
– Com a ajuda deDomingos Fernandes Calabar,
luso-brasileiro conhecedor dos rios pernambucanos, os holandeses dominaram
parte do nordeste do Brasil, da foz do Rio São Francisco até o Rio Grande. De
lá, partiram para a conquista do Maranhão, que só foi conquistado em
1641.
– Em Pernambuco, os holandeses ficaram por 24 anos. Nesse período,
Recife seria conhecida comoNova Holanda. Para
governá-la, a Companhia das Índias Ocidentais enviou para o Brasil o conde
Maurício de Nassau. Ao desembarcar em 1637, ele daria início à chamada “idade
de ouro” do Brasil holandês.
– Para governar a Nova Holanda,Maurício de Nassaureceberia 1,5 mil florins mensais,
além de seu salário como coronel do Exército, mais uma ajuda de 6 mil florins
para despesas pessoais. Além disso, ele tinha o direito a 2% sobre tudo o que
fosse apreendido no litoral do Brasil.
– Junto a Nassau veio, ao todo, uma comitiva com 46 artistas,
cronistas, naturalistas e arquitetos, que o acompanhou em sua viagem ao Brasil.
Eles seriam responsáveis pela documentação não só das obras do governo, mas da
sociedade recifense da época.
– Quando chegou ao Recife, em 1637, Nassau encontrou uma população
de cerca de 7 mil pessoas obrigada a conviver nas piores condições de higiene e
conforto. Para enfrentar a falta de habitações, iniciou a construção, na Ilha
de Antônio Vaz, do que veio a ser chamada deCidade Maurícia.
– Durante a sua administração, Recife tornou-se a cidade mais
cosmopolita do continente. Holandeses, franceses, alemães, poloneses que
integravam os quadros da Companhia das Índias viajavam para lá. A forte
prostituição fez a cidade passar por um terrível surto de sífilis, doença de
cidade grande.
– Apesar das mudanças efetuadas por Nassau, a colônia não dava os
lucros desejados pelo governo holandês. Por este motivo, em maio de 1643, o
governo holandês mandou que Nassau abandonasse a administração e retornasse
para a Holanda. Porém, ele demorou quase um ano para obedecer.
– Em seuTestamento Político,
Nassau recomendou que, na sua ausência, o governo fosse tolerante com práticas
religiosas e exercesse sem rigor a cobrança dos créditos dos engenhos. Que
conservasse as fortificações e fizesse o que fosse possível para atrair a
simpatia dos comerciantes portugueses.
– O conde Maurício de Nassau voltou à Europa no mesmo barco que o
trouxera ao Brasil, oZuphen. Ao seu redor,
navegava uma frota de 13 navios, e um carregamento avaliado em 2,6 milhões de
florins. Ao voltar para Europa, até a sua morte, em 1679, Nassau seria chamado
de “o brasileiro”.
ATIVIDADES.....
1) Encontre no caça palavras os termos correspondentes as definições
abaixo
a) Período
em que Portugal e Espanha ficaram sob a mesma Coroa.
___________________________;
b)
Privilégio de fornecimentos de escravos às colônias americanas._______
c)
administrou o Brasil durante parte da presença holandesa no Brasil._______
d) Com a ajuda de________________
luso-brasileiro conhecedor dos rios pernambucanos os holandeses dominaram parte
do nordeste do Brasil._______
e) Rei Português que desapareceu em Batalha no Norte da África._______
f) Relação de subordinação da colônia perante a sua metrópole._______
g) Invadiram o nordeste brasileiro e permaneceram durante parte do
século XVII._______
h) Maurício de Nassau permitiu a _____________________ respeitando as
crenças religiosas entre judeus, católicos e protestantes no Brasil holandês.________________
i) Rei que governou Portugal e Espanha ao mesmo tempo.__________________
j) principal mão de obra no Brasil colonial.___________________
k) principal produto de exportação brasileiro durante o século XVII.
_____________
l) crença de que o rei desaparecido D. Sebastião um dia voltará._________________