sexta-feira, 26 de junho de 2015

Paródia sobre o Renascimento Cultural Europeu



     O objetivo desta aula é despertar o interesse dos alunos com relação ao Renascimento Cultural Europeu usando uma paródia da música Show das Poderosas, da cantora Anitta . Deve-se relembrar que tal metodologia é apenas um suporte pedagógico em todo o processo de aprendizagem, podendo ser aplicada tanto no início dos estudos do tema quanto no final (revisão) ficando a critério do professor.
        Esta aula foi aplicada no 1° Ano do Ensino Médio e 7° Ano do Ensino Fundamental, no entanto utilizei exercícios diferentes em cada turma. Usei o "play-back"( apenas o instrumental) da música original.  A letra da paródia é de minha autoria, inspirada em outra que assisti no You Tube da professora Pâmela de Barros.
Faça o download da atividade e do play-back  da música original.
Para complementar leia o resumo sobre o Renascimento Cultural Europeu.
Abaixo segue uma turma do Ensino Médio cantando a Paródia.



Paródia sobre o Renascimento Cultura
 PRE-PA-RA
Que agora é hora 
 De estudar História               Parte 1                                                                   
 Conta a trajetória
Do Renascimento

Agora é a hora                        Parte 2
No antropocentrismo
 O homem esta centro

Na península itálica começou
O movimento foi tão grande que se espalhou
Heliocentrismo,
A imprensa nasceu                                                  Parte 3
Monalisa e Pietá

Idade média “eles” contestavam
Os mecenas patrocinavam
Cultura clássica se inspiraram                 Parte 4
 Muda a mentalidade 
E a Europa (se renova (2x) )
 PRE-PA-RA

Sugestão de exercícios

Questão 1) O que foi o Renascimento Cultural? Quais suas características?    
    

Questão 2) Região considerada o berço do Renascimento:
a) SIRG
b) Península Itálica
c) Reino Unido
d) Península Ibérica

Questão 3. Assinale a alternativa que representa a principal característica do Renascimento Cultural?
A - Teocentrismo; valorização da cultura islâmica
B - Geocentrismo; terra no centro do universo.
C - Temas totalmente anti-religiosos.
D - Antropocentrismo; valorização da cultura greco-romana; valorização da Ciência e da razão; busca do conhecimento em várias áreas.

Questão 4. Assinale a alternativa que melhor define os mecenas.

A – Intelectuais do clero que atuavam como artistas, fazendo esculturas e pinturas.
B – Padres e Bispos que ajudavam financeiramente os burgueses da época.
C - Burgueses e governantes que protegiam e patrocinavam financeiramente os artistas renascentistas.
D - Nobres que perseguiam os artísticos do Renascimento  que faziam obras de arte que criticavam os fundamentos da Igreja Católica.



LEMBRE-SE: "A LEITURA ENGRANDECE A ALMA" VOLTAIRE......



0 comments:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››