O objetivo desta aula é despertar o
interesse dos alunos com relação ao Renascimento Cultural Europeu usando uma
paródia da música Show das Poderosas, da cantora Anitta . Deve-se relembrar que
tal metodologia é apenas um suporte pedagógico em todo o processo de aprendizagem, podendo
ser aplicada tanto no início dos estudos do tema quanto no final (revisão)
ficando a critério do professor.
Esta aula foi aplicada no 1° Ano do Ensino
Médio e 7° Ano do Ensino Fundamental, no entanto utilizei exercícios diferentes
em cada turma. Usei o "play-back"( apenas o instrumental) da música original. A letra da paródia é de minha autoria, inspirada em outra
que assisti no You Tube da professora Pâmela de Barros.
Para complementar leia o resumo sobre o Renascimento Cultural Europeu.
Abaixo segue uma turma do Ensino Médio cantando a Paródia.
Abaixo segue uma turma do Ensino Médio cantando a Paródia.
Paródia sobre o Renascimento Cultura
PRE-PA-RA
Que agora é hora
De estudar História
Parte 1
Conta a
trajetória
Do Renascimento
Agora é a hora
Parte 2
No antropocentrismo
O homem esta centro
Na península itálica começou
O movimento foi tão grande que se espalhou
Heliocentrismo,
A imprensa nasceu
Parte 3
Monalisa e Pietá
Idade média “eles” contestavam
Os mecenas patrocinavam
Cultura clássica se inspiraram
Parte 4
Muda a mentalidade
E a Europa (se renova (2x) )
PRE-PA-RA
Sugestão de exercícios
Questão 1) O que foi o Renascimento Cultural? Quais suas
características?
Questão 2) Região considerada o berço do Renascimento:
a) SIRG
b) Península Itálica
c) Reino Unido
d) Península Ibérica
Questão 3. Assinale a alternativa que representa a principal
característica do Renascimento Cultural?
A - Teocentrismo; valorização da cultura islâmica
B - Geocentrismo; terra no centro do universo.
C - Temas totalmente anti-religiosos.
D - Antropocentrismo; valorização da cultura greco-romana; valorização
da Ciência e da razão; busca do conhecimento em várias áreas.
Questão 4. Assinale a alternativa que melhor define os mecenas.
A – Intelectuais do clero que atuavam como artistas, fazendo esculturas
e pinturas.
B – Padres e Bispos que ajudavam financeiramente os burgueses da época.
C - Burgueses e governantes que protegiam e patrocinavam
financeiramente os artistas renascentistas.
D - Nobres que perseguiam os artísticos do Renascimento que
faziam obras de arte que criticavam os fundamentos da Igreja Católica.
LEMBRE-SE: "A LEITURA ENGRANDECE A ALMA" VOLTAIRE......
0 comments: