Esse artigo é para ajudar alunos e candidatos interessados em prestar vestibulares o Enem. Não basta saber ou "decorar" todo o "conteúdo", já que a maioria das provas não visa tais preceitos. O segredo em realizar uma boa prova esta ligado na compreensão e interpretação das questões, SABENDO identificar " a mensagem central" presente em cada uma delas.
Cada professor ensina seus alunos de um jeito diferente, eu particularmente utilizo o "MÉTODO DA NAMORADA" em questões objetivas de História.
Este MÉTODO se consiste na forma de como ler a QUESTÃO em três fases:
Este MÉTODO se consiste na forma de como ler a QUESTÃO em três fases:
1) O QUE A QUESTÃO ME "DIZ"?
2) O QUE A QUESTÃO "QUER QUE EU FAÇA"?
Usei a comparação para ficar fácil de lembrar. Pois as NAMORADA sempre dizem algo para aos NAMORADOS. Estes por sua vez tem que compreender a mensagem, geralmente é um pedido, para realiza-lo.
Abaixo vou resolver uma questão do ENEM de 2011:
Questão 38
PARTE 1. O café tem origem na região onde hoje se encontra a Etiópia, mas seu cultivo e consumo se disseminaram a partir da Península Árabe. Aportou à Europa por Constantinopla e, finalmente, em 1615, ganhou a cidade de Veneza. Quando o café chegou à região europeia, alguns clérigos sugeriram que o produto deveria ser excomungado, por ser obra do diabo. O papa Clemente VIII (1592-1605), contudo, resolveu provar a bebida. Tendo gostado do sabor, decidiu que ela deveria ser batizada para que se tornasse uma “bebida verdadeiramente cristã”. (THORN, J. Guia do café. Lisboa: Livros e livros, 1998 (adaptado).
PARTE 2 A postura dos clérigos e do papa Clemente VIII diante da introdução do café na Europa Ocidental pode ser explicada pela associação dessa bebida ao:
PARTE 3
a) ateísmo.RESOLUÇÃO
b) judaísmo.
c) hinduísmo.
d) islamismo.
e) protestantismo.
1) O QUE A QUESTÃO "DIZ"?
R: Esta na PARTE 1 DA QUESTÃO: O texto refere-se a história do café, cujo o consumo foi disseminado pelos árabes(O candidato deve-se se lembrar que nesse período o mundo árabe estava sob o "domínio" da religião islã. Nesse período a INTOLERÂNCIA RELIGIOSA era algo comum e pregado em quase todas.). Em seguida afirma que foi proibido "por ser obra do diabo", neste caso foi um comparação do autor para justificar a proibição do café, bebida árabe até então. No entanto foi liberado seu consumo aos católicos. Deve-se lembrar que nesse período a Igreja Católica Apostólica Romana estava em dificuldades e a partir da Contra-reforma aumentou a repressão em qualquer manifestação cultural não cristã,no período, era considerado como HERESIA.
Conclui-se então que o café foi proibido aos católicos pelo fato de ser uma bebida difundida pelos árabes.
2) O QUE A QUESTÃO "QUER QUE EU FAÇA"?
R: A RESPOSTA ESTÁ NA PARTE 2: o candidato deve identificar com qual religião o café foi associado que justificou sua proibição:
RELEMBRANDO QUE A BEBIDA FOI PROIBIDA PELO FATO DE SER DISSEMINADA PELOS ÁRABES.
3) O QUE É PARA SE FAZER?
R: Assinalar a alternativa correspondente a qual RELIGIÃO O CAFÉ FOI ASSOCIADO. REFRISANDO QUE o texto não fez menção diretamente, mas referiu-se ao povo ÁRABE como o responsável pela sua disseminação na Europa. Logo é o islamismo, principal religião do mundo árabe.
A ALTERNATIVA CORRETA ENTÃO É A LETRA d) islamismo
BOA RESOLUÇÕES DE QUESTÕES A TODOS.
0 comments: