Os discentes apresentam
melhores rendimentos no aprendizado escolar quando se trabalha com
materiais mais concretos e lúdicos. Desde os
primeiros momentos a criança necessita de brincar e com o passar do tempo e a
vida escolar cada vez mais difícil, pois acaba tomada por exercícios escolares.
Com o uso de jogos e possível tornar as aulas menos cansativas melhorando o
aprendizado dos discentes.
A brincadeira é parte integrante
da vida de qualquer criança. E ao incluir o jogo processo de ensino
aprendizagem pressuposto o duplo aspecto de servir ao
desenvolvimento da criança, enquanto indivíduo, e à construção do conhecimento,
processos distintos fortemente interligados.
O aluno ao brincar com o
jogo retira a “tensão” que existe nas aulas expositivas, tornando o conhecimento
mais “palpável”. É interessante notar que o conhecimento é absorvido ao
confeccionar e ao brincar (após ficar pronto) sendo, em todo o processo é
exigido o aluno e ao professor cadê a orientação. E ainda é possível melhorar a
relação com o discente no ambiente escolar
“O material permite
trabalhar diversas aprendizagens, como conciliar interesses com os colegas e
enfrentar dificuldades. "Um bom jogo é desafiador, permite a interação
entre os participantes e mostra a eles se alcançaram seu objetivo sem que o
professor precise dar essa indicação", explica Ana Ruth Starepravo, que
defendeu o doutorado na Universidade de São Paulo (USP) sobre jogos nas aulas
de Matemática” (Sautomaro).
Além disso, a brincadeira
favorece a autoestima e ao mesmo tempo interagindo com seus pares, estimula a
competição, propiciando situações de aprendizagem e desenvolvimento de suas
capacidades cognitivas. Por meio de jogos a criança aprende a agir, tem sua
curiosidade estimulada e exercita sua autonomia.
OBJETIVO GERAL
-Este projeto visa buscar
sair um pouco das metodologias de ensino tradicionais e muitas vezes cansativas
para os alunos, utilizando como instrumento um quebra-cabeça da divisão
política do Brasil regencial. E, além disso, aprimorar os conteúdos trabalhados
em sala de aula previamente com os discentes.
METODOLOGIA;
Atividades a serem desenvolvidas pelos discentes.
N° DE AULAS
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ATIVIDADE A SER DESENVOLVIDA
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DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
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01
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PERÍODO REGENCIAL: ASPECTOS
POLÍTICOS
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ANALISAR COM OS ALUNOS O QUADRO DAS
PRINCIPAIS REBELIÕES. EM SEGUIDA O MAPA
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02
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ANALISE DO MAPA DO PERÍODO REGENCIAL
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-ANALISE DO MAPA COM OS ALUNOS
1° OS ALUNOS DEVERÃO COLORIR O MAPA
DAS REVOLTAS REGÊNCIAS E TAMBÉM DO BRASIL ATUAL(SEGUE EM ANEXO)
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03
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CONSTRUÇÃO DO QUEBRA-CABEÇA
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OS ALUNOS TERÃO EM MÃOS TODOS OS
ITENS NECESSÁRIOS. EM SEGUIDA.
1° O MAPA DEVERÁ SER RECORTADO PELOS ALUNOS. CADA PROVÍNCIA SERÁ CORRESPONDENTE A UMA PEÇA DO QUEBRA CABEÇA.
2° EM SEGUIDA DEVERÁ SER COLORIDO EM
CADA PEÇA NUM PEDAÇO DE CARTOLINA.
3° EM UM PEDAÇO DE PAPEL EVA TODOS OS ALUNOS DEVERÁ FAZER UM TABULEIRO, PARA SEREM COLOCADAS AS PEÇAS. 4° POR FIM OS ARRANJOS FINAIS, EMOLDURARÃO, ACABAMENTO. |
Caso o professor queiro pode-se também fazer um guia ilustrado sobre as rebeliões com os alunos usando imagens de livros antigos.
MATERIAL NECESSÁRIO:
-LIVRO
DIDÁTICO
-MAPAS
XEROGRAFADOS
-COLA
- CARTOLINAS
-PAPEL EVA
-CANETAS,
LÁPIS DE COR, PINCÉIS.
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