segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Dica de Atividade: Quebra-cabeça sobre o período regencial e a divisão política brasileira atual.


Os discentes apresentam melhores rendimentos no aprendizado escolar quando se trabalha com materiais mais concretos e lúdicos. Desde os primeiros momentos a criança necessita de brincar e com o passar do tempo e a vida escolar cada vez mais difícil, pois acaba tomada por exercícios escolares. Com o uso de jogos e possível tornar as aulas menos cansativas melhorando o aprendizado dos discentes.
A brincadeira é parte integrante da vida de qualquer criança. E ao incluir o jogo processo de ensino aprendizagem pressuposto  o duplo aspecto de servir ao desenvolvimento da criança, enquanto indivíduo, e à construção do conhecimento, processos distintos fortemente interligados.
O aluno ao brincar com o jogo retira a “tensão” que existe nas aulas expositivas, tornando o conhecimento mais “palpável”. É interessante notar que o conhecimento é absorvido ao confeccionar e ao brincar (após ficar pronto) sendo, em todo o processo é exigido o aluno e ao professor cadê a orientação. E ainda é possível melhorar a relação com o discente no ambiente escolar
“O material permite trabalhar diversas aprendizagens, como conciliar interesses com os colegas e enfrentar dificuldades. "Um bom jogo é desafiador, permite a interação entre os participantes e mostra a eles se alcançaram seu objetivo sem que o professor precise dar essa indicação", explica Ana Ruth Starepravo, que defendeu o doutorado na Universidade de São Paulo (USP) sobre jogos nas aulas de Matemática” (Sautomaro).

Além disso, a brincadeira favorece a autoestima e ao mesmo tempo interagindo com seus pares, estimula a competição, propiciando situações de aprendizagem e desenvolvimento de suas capacidades cognitivas. Por meio de jogos a criança aprende a agir, tem sua curiosidade estimulada e exercita sua autonomia.

O aquivo  com o projeto original  pode ser baixado clicando aqui.


OBJETIVO GERAL
-Este projeto visa buscar sair um pouco das metodologias de ensino tradicionais e muitas vezes cansativas para os alunos, utilizando como instrumento um quebra-cabeça da divisão política do Brasil regencial. E, além disso, aprimorar os conteúdos trabalhados em sala de aula previamente com os discentes.


METODOLOGIA; Atividades a serem desenvolvidas pelos discentes.

N° DE AULAS
ATIVIDADE A SER DESENVOLVIDA
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
01
PERÍODO REGENCIAL: ASPECTOS POLÍTICOS
ANALISAR COM OS ALUNOS O QUADRO DAS PRINCIPAIS REBELIÕES. EM SEGUIDA O MAPA
02
 ANALISE DO MAPA DO PERÍODO REGENCIAL
-ANALISE DO MAPA COM OS ALUNOS
1° OS ALUNOS DEVERÃO COLORIR O MAPA DAS REVOLTAS REGÊNCIAS E TAMBÉM DO BRASIL ATUAL(SEGUE EM ANEXO)

03
CONSTRUÇÃO DO QUEBRA-CABEÇA
OS ALUNOS TERÃO EM MÃOS TODOS OS ITENS NECESSÁRIOS. EM SEGUIDA.
1° O MAPA DEVERÁ SER RECORTADO PELOS ALUNOS. CADA PROVÍNCIA SERÁ CORRESPONDENTE A UMA PEÇA DO QUEBRA CABEÇA.
2° EM SEGUIDA DEVERÁ SER COLORIDO EM CADA PEÇA NUM PEDAÇO DE CARTOLINA.
3° EM UM PEDAÇO DE PAPEL EVA TODOS OS ALUNOS DEVERÁ FAZER UM TABULEIRO, PARA SEREM COLOCADAS AS PEÇAS.
4° POR FIM OS ARRANJOS FINAIS, EMOLDURARÃO, ACABAMENTO.

 Caso o professor queiro pode-se também fazer um guia ilustrado sobre as rebeliões com os alunos usando imagens de livros antigos.

MATERIAL NECESSÁRIO:
-LIVRO DIDÁTICO
-MAPAS XEROGRAFADOS
-COLA
- CARTOLINAS
-PAPEL EVA
-CANETAS, LÁPIS DE COR, PINCÉIS. 






0 comments:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››