sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Atividade sobre tempo histórico e tempo cronológico usando a música Eu nasci a dez mil anos atrás.



O objetivo dessa atividade é trabalhar com os conceitos de tempo histórico e tempo cronológico, diferenciar fatos históricos de ledas e mitos usando como recurso a música de Raul Seixas, "Eu nasci a dez mil anos atrás"..  Para baixar o arquivo da música clique aqui.

Para iniciar a aula sugiro ao professor que trabalhe com o texto Introdução a história: o tempo. Além disso os alunos já devem estar cientes de como contar o tempo e após  passe a música com os alunos. No final da postagem tem alguns exercícios.

Para baixar o arquivo em doc clique aqui.


Eu Nasci Há Dez Mil Anos Atrás
Um dia, numa rua da cidade, eu vi um velhinho sentado na calçada           
Com uma cuia de esmola e uma viola na mão  
O povo parou pra ouvir, ele agradeceu as moedas      
E cantou essa música, que contava uma história                     
Que era mais ou menos assim:     

Eu nasci há dez mil anos atrás     
e não tem nada nesse mundo que eu não saiba de mais (2x) 

Eu vi Cristo ser crucificado         
O amor nascer e ser assassinado 
Eu vi as bruxas pegando fogo pra pagarem seus pecados,     
Eu vi, 
Eu vi Moisés cruzar o mar vermelho      
Vi Maomé cair na terra de joelhos          
Eu vi Pedro negar Cristo por três vezes diante do espelho    
Eu vi, 

Eu nasci        
(eu nasci)     
Há dez mil anos atrás        
(eu nasci há dez mil anos)
E não tem nada nesse mundo que eu não saiba de mais (2x)

Eu vi as velas se acenderem para o Papa           
Vi Babilônia ser riscada do mapa           
Vi conde Drácula sugando o sangue novo        
e se escondendo atrás da capa     
Eu vi, 
Eu vi a arca de Noé cruzar os mares       
Vi Salomão cantar seus salmos pelos ares                    
Eu vi Zumbi fugir com os negros pra floresta   
pro quilombo dos palmares          
Eu vi, 

Eu nasci        
(eu nasci)     
Há dez mil anos atrás        
(eu nasci há dez mil anos)
E não tem nada nesse mundo que eu não saiba demais (2x) 

Eu vi o sangue que corria da montanha 
quando Hitler chamou toda a Alemanha           
Vi o soldado que sonhava com a amada numa cama de campanha  
Eu li,  
Eu li os símbolos sagrados de Umbanda
Eu fui criança pra poder dançar ciranda
E, quando todos praguejavam contra o frio,     
eu fiz a cama na varanda  

Eu nasci        
(eu nasci)     
Há dez mil anos atrás        
(eu nasci há dez mil anos atrás)  
E não tem nada nesse mundo que eu não saiba demais          

Não, não porque     
Eu nasci        
(eu nasci)     
Há dez mil anos atrás        
(eu nasci há dez mil anos atrás)  
E não tem nada nesse mundo que eu não saiba demais          
Não, não       

Eu tava junto com os macacos na caverna        
Eu bebi vinho com as mulheres na taverna       
E quando a pedra despencou da ribanceira      
Eu também quebrei a perna          
Eu também,  
Eu fui testemunha do amor de Rapunzel           
Eu vi a estrela de Davi brilhar no céu    
E praquele que provar que eu tô mentindo       
eu tiro o meu chapéu         

Eu nasci        
(eu nasci)     
Há dez mil anos atrás        
(eu nasci há dez mil anos)
E não tem nada nesse mundo que eu não saiba demais

Atividades

1)Com Base na letra da música preencha a tabela abaixo com os seguinte eventos citados:
Históricos
Religiosos
Lendas e ou mitos















2-Os quatro calendários apresentados abaixo mostram a variedade na contagem do tempo em diversas sociedades. Com base nas informações apresentadas, pode-se afirmar que:
a) o final do milênio, 1999/2000, é um fator comum às diferentes culturas e tradições.
b) embora o calendário cristão seja hoje adotado em âmbito internacional, cada cultura registra seus eventos marcantes em calendário próprio.    
c) o calendário cristão foi adotado universalmente porque, sendo solar, é mais preciso

 d) a religião não foi determinante na definição dos calendários.       

3) Converta aos anos abaixo em século:
a) 2016 b) 1500 c) 1501 d) 5000 a.C. e)509 f) 1881 g) 1463 h) 1799 i) 1901

4) Converta os séculos abaixo em anos
a) I b) VII c) XXI d) IX e) XIX f) V g) VI

5) Pesquise imagens sobre os diferentes instrumentos de marcação do tempo citados no texto. Cole no caderno uma imagem de cada um e sua definição


0 comments:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››