sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Introdução a história: O tempo


Texto de minha autoria caso queira baixa-lo basta clicar aqui


Introdução a História

"Cada segundo que passa é um milagre que jamais se repete." (Antiga frase dita pela Rádio Relógio do Rio de Janeiro).
A palavra história significa conhecimento advindo da investigação, e busca em sua essência, estudar o homem ao longo do tempo com sua ação no espaço. Não podemos confundir fatos históricos com mitos e/ou lendas.
Para facilitar o trabalho dos profissionais da área, historiadores e professores, é realizada uma periodização usando como referência os fatos históricos no tempo. No entanto, não existe entre os estudiosos um consenso sobre uma definição sobre o tempo. SEM O TEMPO NÃO EXISTIRIA A HISTÓRIA. Mas é inerente ao ser humano a sua noção, exceto nas crianças de colo, pessoas com certas doenças neurológicas e/ou psiquiátricas que podem perdê-la. O homem desde os seus primórdios teve a necessidade de medir o tempo e inventou alguns instrumentos para tal tarefa, pode-se destacar:
È Ampulheta: formada por duas âmbulas com um pequeno orifício que as liga e areia.
èRelógio de sol: usa a posição do sol para medir o tempo.
èRelógio Atômico: Seu funcionamento depende das propriedades do átomo e é considerado mais preciso do mundo.
è Relógio de pêndulo: utiliza pesos para fornecer a energia necessária para mover os ponteiros.
èRelógio de Vela: Consiste em uma vela normal, demarcada com uma escala horária. O tempo é marcado pela velocidade de queima da mesma.
è Clepsidra: usam dois recipientes, um vazio e outro com água. Esta passa pra o recipiente vazio levantando uma bóia presa a um ponteiro que marca o tempo.
Os relógios servem para delimitar espaços pequenos de tempo de no máximo um dia. No entanto a partir que o ser humano começou a viver em sociedade teve a necessidade de algo para organizar melhor tempo, daí o surgimento dos calendários. Este é um sistema para contagem e agrupamento de dias  visa a atender principalmente às necessidades civis e religiosas de uma cultura. A palavra deriva do latim calendarium, "livro de registro", que, por sua vez, deriva de calendae, que indicava o primeiro dia de um mês romano. Utilizam como unidades temporais o dia, mês e ano e variam de acordo com a cultura ou religião de cada povo. No Calendário Cristão o marco inicial é o nascimento de cristo usando a extensão a. C. (antes de cristo) ou d. C. (depois de Cristo). Foi adotado em 1582, através do papa Gregório XIII. O Calendário Hegírico é usado em países muçulmanos. Seu marco inicial a fuga de Maomé para Meca, em 622 d. C. Existi ainda o Calendário Hebraico utilizado em países judeus. Tem seu ano I a partir da criação do mundo, situada no ano e 3760 a. C. de acordo com referência bíblica.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiWui9oZmR14ZVDacqFSXvy3-C-UPyEBNoYF_4PXPEU7mIhxopgI4leRNB5rcoxTF2pZtO2EVe8DFoVPLVVty_WM2wcp1RRmFRFTo1GfbvNDJsY2LSj-kY1C0-Zwf96SAM5-x4exGSMbqI/s320/Livro-Era-dos-Extremos.jpg
Além dessas formas é possível diferenciar o tempo de três formas: através do tempo cronológico, do tempo histórico ou ainda do  tempo geológico. O primeiro é marcado pelos calendários e datas já o segundo pelos fatos históricos.
O que você achou de peculiar na capa do livro de Eric Hobsbawm, Era dos Extremos?

Para identificar um século a partir de uma data qualquer, podemos utilizar operações matemáticas simples. Observe:

è Se o ano terminar em dois zeros, o século corresponderá ao (s) primeiro (s) algarismo (s) à esquerda desses zeros.

 è  Se o ano não terminar em dois zeros, desconsidere a unidade e a dezena, se houver, e adicione 1 ao restante do número


0 comments:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››