quarta-feira, 27 de julho de 2016

Resumo sobre Renascimento Cultural

Caso tenha interesse em baixar apenas o Texto basta clicar aqui
Mas se quiser pode baixar o texto com atividades clicando aqui clicar aqui
Link para baixa-la no Google Drive


A partir do século XII a Europa passava por inúmeras transformações no âmbito político, econômico, social e cultural. Neste contexto surgiu o Renascimento Cultural. Este movimento artístico-intelectual manifestou-se no contexto do início da crise do sistema feudal __ final da idade média __ na península itálica e contestou os valores medievais baseados no Teocentrismo (pensamento que coloca DEUS no centro de tudo) inspirando-se na cultura clássica (valores Greco-romanos artísticos e culturais predominantes na Grécia Antiga e em Roma referência para os artísticos e intelectuais). Os Renascentistas criticavam o período medieval chegando a denomina-lo como idade das trevas,  pela dominação cultural e religiosa da Igreja Católica.
 Nesta nova perspectiva a idade moderna seria baseada no desenvolvimento e progresso fazendo renascer os valores clássicos, daí o nome Renascimento. No entanto, é preciso ressaltar que este movimento não rompeu com a idade média, pode-se afirmar que promoveu uma fusão de valores: medievais e clássicos.
O Renascimento apresentou inúmeras características. A primeira delas é o classicismo, como já citado, foi à inspiração na cultura clássica considerada como referência para as produções. Outra foi o humanismo, valorização do ser humano como capaz de transformar e produzir tarefas antes delegadas apenas a Deus. Assim o homem passou a ser considerado o centro de tudo: está característica é o antropocentrismo. Além disso, foi caracterizado pelo hedonismo e o individualismo, marcado respectivamente pela busca do prazer e liberdade do indivíduo. E também se deve ressaltar o naturalismo (valorização do estado natural do ser humano), o racionalismo (valorização do pensamento racional) e o otimismo (pensamento positivo sobre as ações do homem).
Neste período destacaram-se inúmeros artistas como, Leonardo da Vince (um polímata italiano, que se destacou como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico. Obras: Mona Lisa, A Última Ceia, A Virgem das Rochas, O Homem Vitruviano), Nicolau Maquiavel (1469-1527 foi um historiador, poeta, diplomata e músico italiano. É reconhecido como fundador do pensamento e da ciência política moderna. Sua principal obra é “O Príncipe), Galileu Galilei (1564-1642 foi um físico, matemático, astrônomo e filósofo italiano que teve um papel preponderante na chamada revolução científica.), Michelangelo ( pintor, escultor, poeta e arquiteto italiano, considerado um dos maiores criadores da história da arte do ocidente. Suas obras principais foram Davi, Moisés, Teto da Capela Sistina, La Pietá), Erasmo de Rotterdã  (1466-1536 teólogo e um humanista neerlandês __ atual Holanda. Em seu tempo, foi um dos maiores críticos do dogma católico romano e da imoralidade do clero.) William Shakespeare (1564-1616 poeta e dramaturgo inglês, tido como o maior escritor do idioma inglês e o mais influente dramaturgo do mundo. Obras: Hamlet, Romeu e Julieta, Sonho de uma Noite de Verão, A Megera Domada.)  Miguel de Cervantes (1547-1616 foi romancista, dramaturgo e poeta espanhol. Seu trabalho é considerado entre os mais importantes em toda a literatura mundial. Com Don Quixote de la Mancha, uma sátira aos romances de cavalaria, tornou-se o precursor do realismo na Espanha.), Sandro Botticelli (célebre pintor italiano da Escola Florentina.), e Andries Van Wesel (1514-1564 foi um médico belga, considerado o “pai da anatomia moderna”.) 
Estes artistas eram patrocinados pelos mecenas, indivíduos que investiam nos artistas renascentistas para a produção de suas obras, geralmente eram burgueses e até mesmo representantes da Igreja católica. 



0 comments:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››